quarta-feira, 17 de junho de 2020

Ex-alunos do IFRN de Apodi publicam TCC como artigo científico e capítulo de livro



O TCC intitulado “Avaliação da rotulagem dos alimentos comercializados no município de Apodi – RN”, elaborado no semestre 2019.2 pelos ex-alunos do curso técnico integrado em Agropecuária do IFRN Campus Apodi, Amanda Rayane Gama Oliveira, Leonilson Batista Junior e Glênio da Silva Albuquerque, sob orientação do professor João Vitor Fonseca Feitoza, teve parte dos seus resultados publicados como artigo científico no volume 14 da Revista Brasileira de Gestão Ambiental e parte aceito como capítulo de livro nos anais do I Congresso Nacional dos Profissionais Agrícolas.

As análises foram realizadas com 63 diferentes rótulos de alimentos comercializados em Apodi e oriundos de seis diferentes cidades da região (Mossoró, Severiano Melo, Pau dos Ferros, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado e Caraúbas), avaliados a partir de três requisitos – conforme, não conforme e não se aplica – através de um check list composto por 28 itens avaliativos. Na pesquisa, também foram entrevistados 381 consumidores de alimentos (população amostral com 95% de confiança), onde foram questionados os seus hábitos sobre a leitura dos rótulos.

Os autores observaram que nenhum dos rótulos eram completamente conformes com as legislações brasileiras vigentes e que existiam diversas não conformidades presentes como, por exemplo, a ausência dos valores nutricionais, lista de ingredientes e identificação do lote, oriundos principalmente de molhos, bolos e bolachas. As entrevistas demonstraram que muitos consumidores não possuíam o costume de ler os rótulos dos alimentos, porém concordavam que a correta rotulagem dos alimentos era muito importante para a população.

Os trabalhos concluíram que, embora os rótulos sejam importantes canais de comunicação entre os alimentos e o consumidores, muitos deles ainda apresentam diversas não conformidades frente as legislações brasileiras vigentes, o que exige uma maior atuação dos órgãos fiscalizadores, dos empresários, bem como dos próprios consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caraúbas registra neste domingo seu 1º óbito por Covid-19

A prefeitura municipal de Caraúbas confirmou na noite deste domingo (05), através do seu instragam o seu 1º óbito oficial por covid-19. O mu...